15 de outubro de 2013

CÁTEDRA PAIM



Nos dias 23, 24 e 25 de outubro, de 2013, às 19 hs, no Auditório do IH, acontecerá uma importante atividade do Fibral: a abertura oficial da Cátedra Paim com a série de conferências ministradas pelo professor Vamireh Chacon.

Vamireh Chacon nasceu em 1934, de maneira que, no ano próximo, em 1º de fevereiro, fará 80 anos. Ele é fundamentalmente um cientista político e um historiador das ideias. Podemos aprender muito de Vamireh Chacon, no que se refere às questões históricas do Brasil, da formação deste país, e de algumas escolas de pensamento que são importantes para nós, especialmente a Escola de Recife e a significação da obra de Gilberto Freyre, de quem Vamireh é profundo conhecedor (ambos são de Recife).  
Outra coisa enormemente atraente de Vamireh para o Fibral é seu espantoso conhecimento do pensamento e a literatura hispano-americanos, além dos brasileiros; é um prazer imenso escutar um professor brasileiro falando animadamente de José Vasconcelos, Sarmiento, Alberdi, Ricardo Guiraldes, Miguel de Unamuno, Simón Bolivar, Jorge Luis Borges, Carlos Fuentes, Federico García Lorca, José Martí, Ortega y Gasset, Octavio Paz, Uslar Pietri, Germán Arciniegas, Pedro Henriquez Ureña e muitos outros. Na verdade, ele esteve sempre muito interessado pela união ibérica e é defensor da necessidade premente de todos de aprender as duas línguas ibéricas. Para quem se interessar por estética e literatura o livro “O Brasil e o ensaio hispano-americano” é particularmente instigante.

Vamireh Chacon é uma lenda viva nos estudos sobre o Brasil. Ele escreveu em torno de 23 livros; os seguintes, como sendo os principais:

O Humanismo Ibérico. Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1998.

Globalização e estados transacionais. Relações internacionais no século XXI. Editora Senac, São Paulo, 2002.

A Grande Ibéria. Convergências e divergências de uma tendência. Editora Unesp e Editora Paralelo, Brasília, 2005.

O Brasil e o ensaio hispano-americano. Edições da Academia Brasileira de Letras, 2010.

Deus é brasileiro. O imaginário no messianismo político no Brasil. Civilização brasileira, Rio de Janeiro, 1990.

Outros livros dele: 

História das ideias socialistas no Brasil – História dos partidos brasileiros – Vida e morte das constituições brasileiras – Gilberto Freyre (Uma autobiografia intelectual). Vamireh Chacon fez seus estudos secundários com os jesuítas, no Colégio Nóbrega de Recife, fazendo bacharelado e doutorado em Direito também em Recife. Em 1975 se tornou professor titular no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, onde foi feito professor emérito em 2005. Foi professor visitante em universidades da Alemanha, França, Portugal, Espanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos, e é doutor Honoris causa pela Universidade de Erlangen-Nürenberg. Além de numerosos prêmios nacionais, recebeu em 2000 o prêmio Calouste Gulbenkian de Lisboa, pela Academia Portuguesa de História.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário