12 a 14 de setembro de 2011 – São Leopoldo/RS
Rafael ALVES e Orlene BARROS
O Corredor das Ideias do Cone Sul é o encontro para a reflexão dos humanistas, estudiosos do pensamento e das culturas da América Latina. É um movimento filosófico, cultural e acadêmico com o interesse de viabilizar o diálogo entre as culturas.
Envolve países do Cone Sul do continente Americano, numa faixa que vai desde a costa central do Chile até a costa sul do Brasil. O principal objetivo é pensar a integração desses países (Uruguai, Argentina, Brasil, Chile e Paraguai), contribuindo para a construção de uma reflexão teórico e cultural na configuração institucional de uma rede que facilite a circulação das ideias sobre os problemas dos nossos povos.
É um movimento aberto à participação de todos os latino - americanos de outras partes da América e do Mundo. É a prática das trocas epistêmicas na âncora da Latino América.
O principal tema das discussões nesse XII encontro foi: “Nosso rosto Latino - americano. As ideias. As experiências. As culturas.” Foram situadas questões, propostas e projetos a partir da ideia de identidade, do rosto, do jeito de ser, de pensar, de produzir conhecimento e cultura na América Latina.
A intenção desse encontro é a de dar continuidade as reflexões que começaram em Maldonado - Uruguai (1998), passando pelas suas sucessivas 11 edições. Ao longo desses anos foi discutido a regionalização, a globalização, a democracia, o bicentenário, o socialismo, os ensinamentos da independência para os desafios globais, o protagonismo de nossos povos, entre outros.
O rosto Latino - americano convocou as nossas múltiplas e singulares representações por meio de nossas ideias, experiências e culturas. Fala de identidades e diferenças.
A história do Corredor das Ideias expressa a compreensão dos temas e problemas, nas variações culturais de nossos povos e países, com a intenção do intercâmbio entre nossa finitude e a infinitude do Mundo mediada pela intenção de um humanismo emancipatório.
Para ler o documento na íntegra clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário